Soltinho

O termo Soltinho é conhecido apenas na dança de salão, pois se trata apenas de uma dança e não de um estilo musical. Não existem musicas que são tocadas no ritmo de Soltinho, existem sim, músicas que combinam com a dança soltinho.

O Soltinho surgiu nos anos 80 no Rio de Janeiro como uma forma de dançar a dois ritmos que até então só eram dançados separados.É comum se dançar soltinho com o Pop Rock, com o disco dos anos 70, com algumas musicas do dance music e até mesmo como alternativa para ritmos que já tem suas danças próprias como o Fox Trot, o Swing e o Rock dos anos 50 e 60.Se difundiu pelo Brasil através do seguidores de Carlinhos de Jesus e Jaime Aroxa.

Trata-se de uma dança brasileira com seu passo básico feito dos dois lados. Muitos vêem no Filme "Embalos de uma sábado a noite" a sua primeira inspiração,pois por varias vezes o ator principal executa passos semelhantes ao que hoje chamamos de soltinho.

Muitos dizem que surgiram nas gafieiras quando os pares já cansados de dançar sugeriam dançar "soltinhos", é difícil definir de onde surgiu, mas em compensação sabe-se que com seu ritmo animado, repertorio eclético, é alto astral e deixa espaço para a improvisação e o uso da ginga brasileira.

 

Fonte: Grupo Dirty Dancing